sexta-feira, 31 de outubro de 2008

ENTREVISTA COM A SUB-DIREITORA


1o Senhora professora qual é o seu nome completo?
R: Maria Olívia Do Nascimento Mateus (Olívia).

2o Qual é a sua formação académica profissional?
R: Licenciada em ciência da educação especialidade de psicologia.

3o Onde iniciou sua carreira e como foi?
R: Inicie no município da sela (waco kungo) fiz a iniciação, continuei no libolofiz de novo a iniciação até a 5-aclasse, em 1977-1978 vim para o sumbe entrei na escola 14 de Abril onde fiz a 6-a até a 8-a classe,em 1991 entrei no ensino médio na escola de formação de professores do cuanza sul/sumbe e terminei em 1998 com a especialidade de biologia e química, em 2000 fiz o teste para o ensino superior e tive bons êxito já em 2001 comessei a estudar.
Defendi a tese em 17 de Abril de 2006.Continuado ela diz que estudar não foi fácil, mas com ajuda de familiares, amigos e colegas consegue vencer.

4o O que lhe motivou a ser subdirectora?
R: Ninguém me motivou a ser subdirectora mas pela confiança e competência que de mostrei o ministério da educação achou por bem dar-me este cargo.

5o Quais as suas inprenções sobre o ensino técnico em Angola?
R: O ensino técnico em Angola é bem-vindo (para formação técnica e profissional para os jovens para o futuro crescimento do país)

6o Quais foram as suas referências teóricas?
R: São muitas em primeiro lugar a Bíblia e depôs outros livros que têm haver com a gestão escolar.

7o Antes de ser subdirectora qual a sua trajectória profissional?
R: Comecei como professora na escola14 de Abril no ano de 2003 depois fui para a escola de formação de professores até que me foi feita a proposta para ser subdirectora do IMP.

8o Como concilia o trabalho e cuidar do lar?
R: Tem sido bastante sacrificante mas sei gerir o tempo, acordo 4 horas para cumprir com as tarefas de casa e as 7 horas vou ao serviço, e as 18 horas volto a casa e cuida dos filhos.Mas tem alguém que me ajuda.

9o Com a chegada dos professos brasileiros o que mudou?
R: Mudou muito, os alunos estão mais dedicados, os professores têm vontade de trabalhar, as cadeiras técnicas estão bem ocupadas, a troca de experiência tem sido boa. Os professores são bem vindo.

10o O que é a jornada cientifica para que serve?
R: Jornada científica é uma actividade constituída por subsídio (informação importante postas a disposição a todos agentes educativos directa e indirecta).
Serve principalmente para estimular espírito de pesquisação, a teoria pratica desenvolver a capacidade de comunicação, ensinar a trabalhar com os outros em tarefas comuns respeitando ideias contrárias.

11o Que conselho decha para a juventude em geral?
R: Que sejam responsáveis, respeitosos, e que coloque os olhos no futuro porque precisamos ser para o mundo que venha a existir e não para o mundo .